sexta-feira, 21 de junho de 2019

FORA DE SÉRIE – A VINGANÇA DOS DEUSES


Subindo a escada rolante que dá acesso às salas de cinema, um casal à frente:

Ele: Tanto faz. Nem sei que filme tá em cartaz.
Ela: Eu tô muito a fim de ver uma comédia, estão falando muito bem.
Ele: Sobre o quê?
Ela: Adolescentes, amizade, colégio.
Ele: Não mesmo, de jeito nenhum.

Como é que alguém pode avaliar um filme não pela experiência que ele proporciona, mas pela faixa etária dos protagonistas? Tem que explicar pro sujeito que um cara de 40 pode ver um filme sobre adolescente, até porque ele já foi um, e mesmo que não tenha sido (vai que pulou de fase no jogo da vida), qualquer um pode imaginar como seria um adolescente. Além disso, um filme de adolescente pode abordar o drama de um adulto ao se referir aos sonhos da juventude, que terão sido concretizados ou não na fase adulta. Enfim, um filme sobre adolescente pode ser ótimo ou péssimo, assim como uma aventura pode ser eletrizante ou chatíssima. Mas o cara não quis nem saber – era sobre adolescente e acabou.
E nem é ‘só’ por tudo isso que o imbecil (isso não é juízo de valor, é informação) devia levar mil chibatadas. Como é que o cara, que nem sabe que filme quer ver, nem ao menos cogita ver o filme que a namorada quer, ao menos por cavalheirismo (ih, o que é isso?)? Que tipo de homem é esse?
Ali, naquele momento, subindo as escadas, o casal dois degraus acima, desejei, do fundo do meu coração compreensivo e sem maldade, que os deuses do cinema mandassem cair um raio bem na cabeça do sujeito e espalhasse seus miolos por
toda a escada. Mas os Deuses do Cinema agem de forma menos impulsiva e mais criativa, embora não menos implacável com os estúpidos e pobres de espírito. Qual o castigo que impuseram ao imbecil? A comédia Fora de Série, que ele não quis ver e não deixou a namorada ver, mas que eu vi, não é só uma comédia, é um puta dum filme, um filme filmaço! O tipo de filme que proporciona a qualquer um, de adolescentes a velhos, de homens hétero a mulheres idem, de amantes de filmes de ação aos da nouvelle vague, e todas as variações entre essas categorias, talvez até ao idiota da escada, uma experiência empolgante, divertidíssima, sensível, inteligente, de visual extasiante e... sei lá mais como classificar.
Sem deixar de ser comédia, e daquelas feitas para você rir mesmo, é um filme sensível e empolgante sobre amizade. O roteiro é inteligente, cheio de surpresas e equilibrado e a direção... Bom, aí tem outra treta...
Quando eu soube que a direção era da estreante Olivia Wilde, a Treze do House, aquela mulher maravilhosa de olhos fulgurantemente verdes que desperta a libido de um monge tibetano; enfim, quando eu soube que o filme era de uma atriz cuja única função é encher a tela de beleza, eu torci meu nariz machista sexista idiotista até a cartilagem.
E os Deuses do cinema me deram uma porrada! A direção é coisa de gente que sabe tudo de cinema, que usa de forma criativa tudo que é recurso cinematográfico para dar ao público, a cada cena, a sensação mais parecida possível com a do personagem – e isso permite experiências deliciosas ao expectador. Soma-se a isso um bom gosto impressionante – tudo é lindo de ver. 
Só 4 exemplos: 1. A viagem sob efeito de algo que tomaram, quando se transformam em bonecas Barbie; 2. As duas ‘festas’ bizarras e delirantes a que vão por engano antes da que queriam ir; 3. O absoluto silêncio que se faz numa festa pirada e barulhenta quando uma delas vê o cara que tá querendo; 4. O mergulho na piscina quando a outra procura alguém por baixo da água, numa experiência visual e musical impressionante. Ah... O final... Coisa que Tarantino aplaudiria, talvez invejasse.
Ótimos personagens secundários... Esse ‘secundários’ é péssimo, porque, por exemplo, uma menina ‘secundária’ que aparece sempre, e a função dela no filme não é outra senão aparecer, pode ser tudo, menos secundária, a contar pelos picos de riso que ela sempre arranca da plateia ao aparecer. Tem o entregador de pizza que aparece numa única cena, sensacional. E tem o doidinho rico, o cara que quer dirigir peças, ... Aposto que daqui a 15 anos, quando já for considerado clássico, ao revermos Fora de Série, vamos nos espantar com o tanto de atores famosos que começaram ali – porque não tem um ator que não roube a cena quando aparece.
                                                       
Dirigir comédia é muito mais difícil do que parece, principalmente por causa do chamado timing da piada – se uma resposta (fala ou gesto) dura meio segundo a mais ou a menos do que o exato, perde-se a piada. Mas a direção da Treze tem um timing cômico perfeito, tudo sempre funciona. E quando ela capricha em algum efeito para reforçar o que sente o personagem, o faz sem perder a naturalidade do ator e a energia dramática ou cômica. O relacionamento entre as protagonistas nerds e o resto da turma vai evoluindo de forma perfeita, os estereótipos sendo quebrados um a um, permitindo ao público que ria e se emocione ao mesmo tempo, até tudo se juntar no desenlace final.
John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado, Clube dos 5, etc) deve estar orgulhoso lá em cima, ao ver um filme que, como os dele, apresenta conflitos, amores e relacionamentos de forma tão natural e calorosa, que a gente acaba se transportando à escola, revendo aquela gente que para sempre mora na nossa memória e no nosso coração.  
P.S. Menina da escada, se por acaso você estiver lendo este pôsti, e neste caso certamente você se reconhecerá e perceberá que aquele sujeito não te merece, saiba que estou procurando companhia para rever este filme. É Fora de Série!

Um comentário:

Miguel disse...

vou fechar a hamburgueria, que esta aberta, e sem mais delongas vou no floripa shopping assistir, se for metade de bom do que vc diz que é ja esta valendo!
(gostou da menina da escada "miseravi")kkkk
Beijo!!

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin