domingo, 31 de março de 2013

PAI, O QUE É PÁSCOA?


-      Pai, meu ovo de páscoa caiu no chão.
-      Então pega e passa um paninho no chão.
-      Não sujou, ele ainda estava fechado.
-      Então qual o problema?
-      Nenhum, mas eu fiquei pensando... Porque o ovo caiu?
-      Porque você derrubou.
-      Mas porque ele cai pro chão e não pro alto?
-      Porque se fosse pro alto ele não teria caído, teria voado.
-      Porque o ovo cai pro chão e não voa pro alto?
-      Por causa da força de gravidade.
-      O que é força de gravidade?
-      É um negócio que o Issac Newton inventou depois que uma maçã caiu na cabeça dele quando ele estava sentado debaixo de uma árvore.
-      Porque a maçã caiu na cabeça dele?
-      Por causa da força de gravidade.
-      Como, se ele ainda não tinha inventado?
-      Ele não inventou, eu falei errado. A gravidade já existia, senão as coisas ficavam todas flutuando, eu estaria agora tentando ler esse jornal lá no alto, do lado do lustre. A força da gravidade sempre existiu, ele só deu o nome.
-      E porque ele chamou de “força de gravidade”?
-      Sei lá, que pergunta! Porque é uma coisa que FORÇA as coisas a ficarem no chão.
-      E porque ele colocou o nome da força de força de GRAVIDADE?
-      Bem... Não sei!
-      Será que era porque a mulher dele estava grávida?
-      Acho que não, ele já devia ser muito velho para ter filho.
-      Qual o problema de ser velho? Não é a mulher que fica grávida?
-      Bom... É... Mas se fosse isso ele colocaria o nome de força de GRAVIDEZ, não de GRAVIDADE.
-      Será que é porque derrubar as coisas é uma coisa grave? A mãe diz que se eu derrubasse o vaso dela no chão seria muito grave.
-      Seria bem grave mesmo, porque o vaso iria quebrar e você poderia se machucar.
-      Então derrubar o ovo de páscoa no chão não é grave: não quebra e nem me machuca.
-      Não, não é grave, mas ele só cai por causa da força da gravidade e ponto final. Entendeu?
-      Acho que sim...
-      Agora me deixa ler o jornal...
-      Pai, posso fazer só mais uma pergunta?
-      Pode, é claro.
-      O que é Páscoa?
-      É o dia em que Jesus ressusci... ih, vai ser complicado explicar isso...  Páscoa é o dia em que a gente come ovo de páscoa...
-      Porque a gente come ovo de páscoa?
-      Porque é gostoso.
-      A mãe falou que este é o último ano que a gente vai comer ovo de páscoa, porque o preço do ovo é cinco vezes maior que o preço do chocolate.
-      Ela tem razão.
-      Então não vai mais ter páscoa?
-      É claro que vai. Não é porque a gente não vai comer ovo de páscoa que não vai ter páscoa.
-      O senhor não disse que páscoa é o dia que a gente come ovo de páscoa?
-      Não foi isso que eu quis dizer. Eu usei uma metáfora.
-      O que é metáfora?
-      É quando a gente diz uma coisa querendo dizer outra.
-      Prá que serve dizer uma coisa quando a gente quer dizer outra?
-      Porque tem coisa que dá tanto trabalho explicar que é melhor usar uma metáfora.
-      Porque dá trabalho explicar o que é páscoa?
-      Porque páscoa é uma data que comemora uma coisa que não existe... quer dizer, a páscoa comemora uma coisa que, se por acaso existiu, não é nada comum.
-      Dá mais trabalho explicar uma coisa que não é comum?
-      Olha, se explicar uma coisa comum, como o seu ovo de páscoa cair no chão, já dá um trabalho danado, imagina explicar uma coisa como a ressurreição de Cristo!
-      A páscoa é a ressurreição de Cristo?
-      Você sabe o que é a ressurreição de Cristo?
-      Não é uma metáfora?
-      Filho...
-      Sim, pai.
-      Feliz páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin