quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sessão Tio Môa Recomenda – Efeito Woody Allen/Scarlett Johansson ou "não entre no mundo das drogas"


Esta sessão é dedicada a jovens que são assediados o tempo todo para que entrem numa estrada sem volta. Como eu aprendi no catecismo (não falo das revistinhas suecas ou dinamarquesas* – o catecismo aqui é o ensino religioso preparatório para a primeira comunhão, pelo menos na religião católica), a estrada para o céu é toda esburacada, difícil de andar. Já a que leva ao inferno é uma beleza, asfaltada, pista dupla, arborizada.

Quer ver? Em tudo que é canal que você liga, está passando um filme do Steven Seagal (um cara “meio chinês, meio argentino” que dá murro e pontapé até na sombra). Você entra no carro de um cara que se diz seu amigo e ele põe aquele forró bem vagabundo em que a cantora diz, com voz de taquara rachada, “e eu sozinha na cama que tem o teu cheiro, me acabando pensando em você, meu bem querer...” e por aí vai. E ele diz que dançou esse forró com a Michele Suzana.

Outro exemplo: você tá a fim de uma mina, digamos a Michele Suzana, porque, afinal, ela tem uma bunda fantástica. Aí você sai com ela e ela te diz, miando, que gosta de música romântica. Saiba que ela está falando do Daniel ou coisa que o valha. Pior: se um dia você entrar no quarto dela vai encontrar o pôster do Daniel, e esse Daniel vai te atormentar o tempo todo. E se por acaso você chegar às vias de fato (e de direito, é claro), cuidado. Imagina se antes da penetr... digo, se antes de... ah, você é jovem mas já sabe, né? Imagina se no momento crucial ela inventa de por a música do Daniel... Ou um CD do pai dela, do Richard Cleidman (é assim que se escreve? Não, não vou no Google prá saber)... Ou um Kenny G.? Imagina? Você não conseguiria; daria uma brochada fantástica (você não, “ele”; nessas horas a culpa nunca é da gente, é sempre “dele”) e seria a piada do dia seguinte na escola.

Se você chegou até aqui (e principalmente se brochou quando ela pôs o CD do Daniel) é porque você não quer ser um qualquer, fazer o que a maioria faz, falar o que todo mundo fala. Todos temos necessidade de aceitação, eu sei. Mas para isso você certamente já tem um comportamento ético, bons relacionamentos, conhece as leis, as principais, pelo menos, como não matar, não cobiçar a mulher... bom, deixa prá lá. Mas se você conhece as regras sociais, é simpático, legal, amigo, etc, você já é aceito. Não será ouvindo ou assistindo bobagens que você será o rei do pedaço. Ouça o que o Tio Moa diz: arte é outra coisa.

A Grande Arte abre a nossa mente, surpreende e refina nosso espírito, ativa as partes mais malucas do cérebro, dá um barato incrível, faz a gente chorar de emoção ou rir, se arrepiar e amar estar vivo. Dentre as mais importantes razões para estar vivo, numa vida que é basicamente feita de dor, eu citaria ter ouvido “O Homem da Gravata Florida” do Jorge Ben, ter visto os filmes do Billy Wilder, ter rido com o Jerry Lewis, ouvido Pink Floyd, Pat Metheny, Noel Rosa, Chico Science e por aí vai. Além de tudo, a Grande Arte aumenta a nossa ignorância, o que é maravilhoso. Explico: quanto mais conhecemos, maior fica a linha que nos divide do que ainda não conhecemos.

A sessão "Tio Môa Recomenda" quer ajudar a encher a sua mente e a sua alma de coisas legais, ampliar a potência captadora de sua antena, multiplicar suas sinapses (não pretendo nunca explicar isso – teria que saber o que é).

Como faremos isso? Dividindo experiências. A gente sempre se surpreende com algo novo, mesmo sendo velho. Nossas descobertas sempre dependem de alguém que nos apresente e nos dê sua interpretação pessoal. É assim, com as antenas ligadas, inclusive em blogs legais (assim conheci Graveola e o Lixo Polifônico), que venho passando a vida conhecendo coisas, especialmente cinema, e me encantando e lendo tudo sobre elas. Além de Cinema, vai rolar Música, Futebol e talvez até Gestão, que pode ser entendida como a arte de inspirar pessoas a realizarem coisas legais juntas.

Por que Tio Môa? Meus sobrinhos nunca me chamaram assim, mas de tio Juninho. Um amigo, o João Sernaglia, grande alma, é quem, por algum motivo, me chamava de Tio Môa. A Bené ainda chama. Gostei. Acho que vou obrigar meus sobrinhos a me chamarem assim...

Bom, finalizando, quero dizer que além de todos esses motivos nobres para curtir arte da boa, tem um que é demais!! Você pode catar quem quiser. Veja a foto lá no alto da postagem (foi colocada lá em cima para te atrair). Woody Allen, que tem uns setenta e tralalá, ou seja, não é nenhum George Clooney, tem bom gosto, adora cinema e música, lê muito e tem, consequentemente, um bom papo. Dá uma olhada pra Scarlett Johansson olhando prá ele, louca para "trocar fluídos". Você ainda prefere a Michele Suzana? Se liga! Cobra parada não engole sapo!!!

* revistas suecas ou dinamarquesas (pus o “ou” porque não me lembro direito de onde eram) traziam ilustrações de sexo. Eram o máximo na época. Quem conseguia uma ficava com a maior moral com a galera. Eu nunca tive uma... Mas minha memória sempre foi boa...

4 comentários:

Unknown disse...

Bem... nem é tão ruim a Michelle Suzana ter esse perfil "DANIEL", pior é Vinicius Matheus com o seu MCpaulinho das quantas tocando só sucessos à "PI PI PIRIGUETE"

Unknown disse...

Talves a Scarlett Johansson nem queira "trocar fluidos" e sim apenas se sentir radiante sendo embalada com tanto encanto...

Unknown disse...

vou ter um poster do billy wilder no meu quarto, isso é melhor? hahaha adorei o texto. beijos te amo

Néia Guimarães disse...

Além de ser Tio Moa ,é meu guru ,dicas é com ele mesmo,podes ver ,ler,ouvir que vais adorar...este blog veio em ótima hora,mas pretendo continuar ouvindo de você !

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin